Análise Fundamental vs Análise Técnica - EURO

Olá meus amigos. Boa tarde a todos. Dia lindo hoje heim.hehe! Hoje eu peguei lindos 177 pips no EUR/JPY. O melhor de tudo? Com risco de apenas 30 pips. Devo dizer que esse foi um dos meus melhores trades com respeito a relação Risco/Recompensa. Mas o que eu realmente queria trazer hoje é um tema bastante batido.

O que é melhor, Análise Técnica ou Fundamental?

Talvez você seja um extremista e prefira dizer que tudo já está precificado no gráfico. Talvez você diga que análise fundamental é a melhor forma de análise. Eu acredito que ambas formas de análise são válidas dentro de cada contexto. Existem dias onde análise fundamental pode não funcionar tão bem e existem dias onde análise técnica pode não ser a melhor opção.

Na verdade eu acredito que todos aqueles que se enrijeceram em suas "verdades absolutas" ficaram para trás. Na verdade não há lugar no mercado para aqueles que acreditam ser o dono da verdade. É necessário estar sempre disposto a estar aberto a novas idéias, conceitos e formas de pensar.

Porque estou dizendo isso? Basicamente porque como a maioria deve saber, as coisas não andam nada boas para a zona EURO. Os gregos se estranharam com os troianos e aí já viu (gregos e troianos??? rsrs). Basicamente, os problemas na Europa, tem feito com que o EURO se desvalorize bastante. Isso é o ponto de vista Fundamental.

Agora do ponto de vista técnico, abaixo tem uma imagem de 4 pares relacionados com o Euro. O Eur/Jpy, Eur/Usd, Eur/Chf e Eur/Cad. Podemos notar que para cada um dos 4 pares, temos importantes níveis de Suporte que poderiam segurar o preço. Pelo estudo dessas importantes correlações e análise técnica, poderíamos esperar que o Euro tocasse em seus níveis de Suporte e então subisse. Tecnicamente teríamos grandes possibilidades de sucesso se comprássemos o EURO hoje.



No entanto, o que podemos observar? Foi exatamente isso que o EURO fez??? O Euro caiu vertiginosamente sem nem olhar pros níveis de Suporte.

Portanto, se você for um analista unicamente técnico, vai ser como uma bicicleta de uma roda só. É possível andar com uma bicicleta de uma única roda??? Se você for um malabarista talvez.

Basicamente, a Análise Fundamental vai te ajudar a encontrar uma direção no mercado. Direção é importante, pois é importante saber para onde está se movendo a maior parte do dinheiro.
A Análise Técnica te dá o "Timing" que é a hora de entrar. Não te servirá de nada saber a direção do mercado, e não saber ONDE/QUANDO entrar. Da mesma forma, não te servirá de nada saber ONDE/QUANDO entrar e não saber a direção do mercado

O que eu quero dizer a você é: Não se apegue a um único conceito. Esteja pronto a questionar seus métodos, seus meios e o modo de pensar. Esteja atento ao que acontece e assim poderá ser um trader cada vez melhor. Os melhores traders não são aqueles que nunca perdem, mas sim aqueles que são capazes de se adaptar às diversas formas que o mercado toma todos os dias. Tenha uma mente aberta e pense fora da caixa.

Sucesso!!!
Previous
Next Post »