O Meio e o Fim.

Às 3 e meia da manhã, quando a maioria das pessoas ainda está dormindo aqui no Brasil é a hora que eu me levanto para preparar o meu dia de trader. De segunda a sexta-feira eu me levanto às 3 e meia para estar pronto para a abertura de Londres às 4 horas da manhã. Para alguns pode parecer loucura levantar a essa hora da madrugada, mas não para mim. Eu faço o que eu gosto, portanto isso não representa nenhum sacrifício pra mim...é algo que eu faço sem nem me dar conta.

O mais curioso de tudo é que é exatamente nesse horário (entre as 3 e meia e as 6 manhã) onde eu tenho minhas melhores idéias. Talvez pelo silêncio da madrugada, pelo sossego da noite, minha mente trabalha mais rápido. Nesse horário, minha mente está lúcida, límpida e tranquila e o resultado é que eu consigo ver as coisas de uma maneira mais clara.

Em um desses dias, eu comecei a refletir sobre o que é ser um trader. Quais são os objetivos de um trader e quais são os caminhos que ele toma para alcançar esses objetivos. Pensando nisso, eu cheguei conclusão(bastante óbvia por sinal, hehe) que o único e maior objetivo de um trader é fazer dinheiro. Ainda que esse objetivo parece óbvio, nem sempre ele fica claro na hora de operar. Eu definí o objetivo de "Fazer dinheiro" como o fim de todo trader. É pra isso que eu me levanto às 3 e meia da manhã.

Então eu comecei a pensar sobre as coisas que um trader faz para alcançar esse objetivo. O trader levanta de madrugada, estuda muito, investe dinheiro, faz overtrade, faz hedge, quebra contas...tudo para alcançar o tão sonhado objetivo de fazer dinheiro. Um trader compra cursos, vai a seminários, lê livros e tenta tornar-se disciplinado. Os mais novos vivem de chat em chat tentando "garimpar" um ou outro sinal. Todos esses meios, são caminhos que um trader toma na espectativa de alcançar o objetivo de fazer dinheiro. Eu então denominei essas práticas como "o meio" pelo qual todo trader tenta chegar ao "fim" que é fazer dinheiro.

Então eu comecei a refletir sobre o que muitos traders fazem. Muitos estão tão obcecados pelo FIM, que negligenciam o MEIO. Estão tão apavorados por alcançar o objetivo final, que estão dispostos a tudo em suas contas. Fazem scalps sem noçao. Aceitam expor suas contas inteiros por meros 4 ou 5 pips. Removem completamente os Stops de seus sistemas. Dobrando a posição a cada 20 pips...enfim, são aqueles completamente desesperados e perdidos no objetivo de fazer dinheiro. Isso com certeza cria um gráfico de seu capital que vai estar sempre apontando pra baixo.

Outros se habituam tanto a operar e a passar horas na frente do computador, que de maneira abstrata, se esquecem do FIM e tornam o MEIO como um jogo ou um passatempo. Não tem a disciplina e o comprometimento necessários para operar e encarar o mercado e seu próprio dinheiro como se deve. Esse tendem a aceitar de forma completamente passiva as perdas e aceitam da mesma maneira os ganhos...mesmo que suas contas estejam diminuindo cada vez mais.

Pensando nisso, eu creio que crescí um pouquinho mais como trader. Assim como qualquer trader, meu objetivo final é fazer dinheiro. Portanto, o meu FIM é o mesmo que o de todos. Para alcançar isso, devo passar também pelo MEIO. Mas como o próprio nome já diz, o MEIO é apenas a maneira como eu alcanço o FIM. Portanto, eu já o meu objetivo não é operar muito, mas sim fazer dinheiro.

Não preciso ser um super trader, nem abrir 100 trades por semana para alcançar o FIM. Preciso apenas abrir 2 ou 3 posições por semana com acerto de 70 ou 80% das vezes e o FIM estará garantido.

Minha sugestão pra você: Foque suas energias em descobrir o que está errado. Onde está sua falha. Não negligencie o MEIO, mas NUNCA se esqueça do FIM.

Pense nisso!!!
Previous
Next Post »