Eleições na Grécia.

Olá pessoal. Gostaria de trazer uma alerta importante a todos. Se trata das eleições na Grécia. Como sabemos, a crise tem se agravado cada vez mais por lá e domingo haverá novas eleições. Eu já recebi email de 2 corretoras e alguns blogs alertando sobre o risco de deixar posições abertas no fim de semana e gostaria de compartilhar isso com vocês.

O mais preocupante é a incerteza das decisões que o partido vencedor vai tomar com relação à economia. Uma das mais importantes decisões é que entre os 2 principais partidos um deles é favor da saída da Grécia do Euro. Isso pode levar a uma extrema volatilidade.

Uma das corretoras cogitou que os bancos fornecedores de liquidez podem aumentar significativamente o spread no domingo a noite e dependendo da situação, podem inclusive interromper temporariamente seus serviços, o que pode, por sua vez, levar a maiores spreads e ainda mais volatilidade.

Caso você tenha algum Carry Trade ou Swing Trade, te aconselharia a fechar uma parte de seus lucros ou fechar totalmente sua posição. Eu também te aconselho a fechar todas as posições de curto prazo ao final do dia de hoje, mesmo que não seja no Euro, pois os mercados financeiros do mundo todo estão muito apreensivos pelas eleições na Grécia.

Em casos de extrema volatilidade seu Stop Loss pode não funcionar e você pode acabar perdendo muito mais do que pretendia inicialmente. Não sei porque, mas acredito que domingo poderá ser uma situação dessa. O resultado das eleições sai na segunda-feira, sendo assim, te recomendo que fique de fora do mercado até na terça-feira, pois a situação pode se prolongar por algum tempo.

Se estiver fora do mercado, não terá com o que se preocupar, a menos que seu saldo na corretora seja em Euros, mas mesmo assim, creio que tudo estará ok.

Aqui está o link para uma matéria sobre o assunto:

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/06/banco-central-europeu-se-prepara-para-surpresa-nas-eleicoes-na-grecia.html

Um grande abraço e um bom fim de semana
Previous
Next Post »