O Caçador.



Enquanto analisava os pares hoje e escolhia os melhores cenários para seguir, me sentí como alguém que está preparando uma armadilha. Basicamente o que eu faço todo dia é analisar os pares em tendência, escolher alguns, descartar outros e dentre todos os pares que estão em tendência, no final de uma minuciosa análise (nem tão minuciosa assim) me sobram uns 5 ou 6 pares para seguir pelo resto do dia. Uma vez que já determinei os pares que vou seguir, começo a colocar alertas sonoras em zonas de preço que são importantes pra mim. Uma vez que já escolhi os pares que vou seguir e já coloquei as alertas sonoras, meu trabalho é esperar que algum par "pise" no meu campo minado(geralmente eu espero por isso dormindo, que não sou besta). E foi curioso como hoje, quando estava fazendo isso, me senti como um caçador no meio do mato, preparando armadilhas pra minha presa. Interessante a relação que isso tem com a negociação.

Agora, o caçador não pode forçar suas vítimas a se dirigirem ao ponto onde ele colocou as armadilhas, senão seria fácil. Uma vez com as armadilhas prontas, a única coisa a fazer é esperar de tocaia no meio do mato. Esperar que a presa se dirija para o lugar de sua armadilha de forma "espontânea". E é exatamente aqui onde muitos traders pecam. Eles querem forçar o mercado a fazer o que eles querem e isso não é possível.

Também gosto de comparar o trader de sucesso com um "franco-atirador". Francos-atiradores são atiradores de elite, de altíssima precisão que pdem acertar um alvo a grandes distâncias. O ponto forte de atirador de elite é que eles são precisos e seus rifles são potentes. O ponto fraco do atirador de elite é que seus rifles não são preparados para o combate direto e portanto são mais lentos. Então, consciente de sua fraqueza, os franco-atiradores se camuflam, misturam-se com o ambiente e esperam a oportunidade de dar um tiro. Um único tiro, mas fatal. Se o franco-atirador atirar demais, vai mostrar sua posição ao inimigo e portanto ficar fragilizado.

Se você está pensando que toda essa baboseira não tem nada a ver com ser um trader, está enganado. Como trader, você precisa planejar, estudar, analisar e calcular friamente seu próximo movimento. Esta simples analogia entre trader e caçador, mostra uma das mais difíceis lições que eu aprendí.
Previous
Next Post »