Sobre a Análise do EUR/USD e uma reflexão sobre perfis de traders.


SITUAÇÃO 1:

Olá pessoal. No dia 10 de maio, terça-feira dessa semana, eu fiz uma análise do Eur/Usd baseada em Suporte e Resistência nos gráficos Mensal, Semanal e Diário(http://diariofxonline.blogspot.com/2011/05/analise-eurodolar.html).. O resultado foi o oposto da previsão. O par caiu 330 pips. Devo dizer que não tomei o trade e nem o post com minha análise foi um sinal de compra ou qualquer coisa do genêro:

Ps: Isso não é nenhum tipo de conselho financeiro, nem sinal de compra ou venda. É apenas a opinião pessoal do dono do blog a respeito do par em questão. Portanto o artigo acima não se caracteriza como conselho financeiro.

No mesmo post onde eu coloquei a análise, também disse que eu não entraria no trade até ter algum tipo de confirmação ou uma tendência de alta se formar em H1 ou H4. De fato, nenhuma das situações ocorreram e portanto, não comprei Eur/Usd essa semana.

Fiquei parcialmente feliz por ter uma abordagem mais conservadora dentro do mercado, pois isso me protegeu de um prejuízo expressivo no Eur/Usd. Devo confessar que fiquei um pouco desapontado após o rompimento do nível de suporte citado no post da análise.

SITUAÇÃO 2:

Eu tenho 3 métodos de entrada. Um método é extremamente arriscado, pois parte do princípio que o mercado vai respeitar um nível de Suporte/Resistência. Esse método eu mostro com clareza no meu vídeo no YouTube Confluência de fatores
Um outro método de entrada é pelo cruzamento de uma média móvel. Esse método de entrada é de perfil moderado. Não é tão agressivo como o método da confluência de fatores mas ainda assim é um pouco arriscado.
E o terceiro método que eu uso, é pela leitura de um determinado padrão de preço no gráfico e portanto, esse método é o mais conservador dos 3 e tem uma taxa de acertividade de até 90%.

Aqui entra um dilema. Usar o primeiro método, gera 3 ou 4 vezes mais trades que o método conservador, mas também tem uma taxa de acerto beeem mais baixa.
Usar o segundo método, significaria entrar em um trade com várias chances de sucesso, mas ainda assim é considerado de perfil arriscado. Gera mais trades que o primeiro método mas ainda tem uma taxa de acerto não muito boa.
Já o terceiro método, tem altíssimas taxas de acerto, podendo chegar a 90% de acerto ou até mais. O único problema desse método é que ele gera poucos sinais por semana (em média de 2 ou 3). Geralmente não uso o método 1, preferindo os 2 mais conservadores.

Existem várias abordagens ao mercado. Existe a abordagem que é mais conservadora, do ponto de vista da entrada e saída, e existe a abordagem que pode ser conservadora do ponto de vista do tamanho dos seus lotes. Basicamente, você pode ser agressivo na entrada e conservador no tamanho dos seus lotes negociados. Você pode ser consevador na entrada e mais agressivo em seus lotes negociados.

Bom, ontem, dia 12/5, identifiquei uma tendência de queda muito bonita acontecendo no Eur/Cad H1. Identifiquei a zona de confluência de fatores e esperei por algum sinal de continuação da tendência. O sinal veio, mas foi pelo método de entrada considerado(por mim) moderado. Entrei no trade e pouco tempo depois, tomei um belo stop, perdendo 2% de minha conta.

Conclusões finais dessa semana: Baseada em minha feliz experiência no Eur/Usd, onde eu fui conservador e em minha triste experiência no Eur/Cad, onde eu fui agressivo, me pus a refletir e cheguei a seguinte conclusão:

É MELHOR SER MAIS CONSERVADOR NO MÉTODO DE ENTRADA E MAIS AGRESSIVO NO TAMANHO DOS LOTES NEGOCIADOS.

Porque? Bom, porque se você for mais "seletivo" em seus trades, vai pegar somente aqueles com grande potencial de dar certo. Sua taxa de acertos pode subir bastante. Com certeza, ser seletivo, significará em menos trades executados, mas também acarretará em mais posições vencedoras. Como não vai estar abrindo 15 ordens por dia em tudo que vê, pode se dar ao luxo de arriscar 4, 5, 6 ou 10% de sua conta, mas em um trade que realmente tem possibilidades de dar certo.

Eu particularmente acredito que esse perfil de trader, de ser seletivo ou conservador na entrada e agressivo no tamanho da posição é o melhor caminho a seguir.

PS: Caro amigo trader, sua opinião a respeito desse blog e do conteúdo aqui apresentado é de muita importância para mim, então gostaria de pedir que usasse 2 minutos do seu tempo e deixasse um comentário a respeito desse post. Obrigado e até mais.
Previous
Next Post »