O Topo da Montanha.


Hoje, enquanto analisava diversos pares dentro do Forex e dava uma olhada no gráfico Mensal dos pares, me pus a refletir(novamente). Dessa vez não sobre a história do Caçador, mas sim a respeito dos períodos maiores dentro do mercado.

Enquanto olhava pro gráfico mensal de diversas moedas, tive a impressão de estar olhando longe. Muito longe na verdade. Reconhecí Suportes e Resistências de 5, 6, 10 anos atrás. Então comecei a me perguntar: "Quantas contas já não se quebraram nesse espaço de tempo? Quantas pessoas ficaram ricas e quantas ficaram pobres com o Forex em tanto tempo?"

Foi uma sensação legal, ao ver que por trás daqueles candles se escondia muita história, alegrias e tristezas. Crises, desemprego, taxa de juro, mudança de governos, conflitos políticos e sociais, desastres naturais, ataques terroristas...tudo ali, atrás daqueles candles de alta e baixa. Por trás daqueles candles se escondia uma parte da história do humanidade. Quantas coisas boas e ruins aconteceram nesse espaço de tempo?

Nesse exato momento, sentí como se tivesse olhando do topo de uma montanha, vendo o que o homem fez através do tempo. Foi realmente interessante esse tipo de abordagem porque até então, isso nunca tinha passado pela minha cabeça.

Algum tempo atrás, eu ví uma analogia em que dizia que o gráfico Diário é como a floresta. O gráfico de 1 hora são as árvores e o gráfico de 5 minutos, como as folhas das árvores. Eu concordo plenamente com isso e acredito que se você olhar apenas pros gráficos menores, como M15 e M5, perde a visão geral da coisa. Se você olhar apenas pros gráficos maiores, como D1, W1 e MN, perde a riqueza dos detalhes.

Então eu vi como os períodos maiores são importantes para qualquer trading system. Me atrevo a dizer que é vital para qualquer trader prestar atenção aos tempos maiores, porque quanto maior o período, mais alto você vai estar e mais longe você vai ver.
Previous
Next Post »