10% ao mês ou limite de rentabilidade.

Olá traders. Em um dos meus posts anteriores (plano de negócios) eu falei sobre a limitação de lucros no mercado, que seria, ao atingir sua meta mensal, deixar de operar até o mês seguinte. Essa idéia causou alguns comentários questionando se essa seria a melhor abordagem dentro do mercado. Em primeiro lugar eu gostaria de agradecer as idéias contrárias, pois acredito que esse é o objetivo desse espaço virtual.

Bom, agora vou explicar mais a fundo os motivos da minha abordagem.

Em primeiro lugar, acredito que o mercado é feito das ações de traders como nós e portanto, o mercado é um reflexo do comportamento humano (eu falo bastante sobre isso em um dos meus vídeos no Youtube) e como seres humanos, nós temos limitações. O mercado, como o reflexo da ação de todos os traders do mundo, não tem limites, mas nós, traders individuais, sim temos. Por isso eu acredito na importância de termos conciência de nossos limites como trader.

Um dos grandes inimigos dos traders (principalmente os novos traders) é o chamado "Overtrading" que é quando um trader opera muitas horas ou abre muitas posições em um curto período de tempo. O overtrading pode ter consequências bastante negativas em sua conta, basicamente porque depois de um longo período em frente o computador, analisando vários pares, time frames, a capacidade de decisão do trader pode se ver afetada. Principalmente se ele perdeu ou ganhou muito naquele dia.

Uma sequencia de posições vencedoras pode ser mais perigosa que uma sequência de posições perdedoras. Geralmente depois de várias posições vencedoras, o trader é tomado por um excesso de confiança, segurança, com a sensação de que nada poderá dar errado. Isso pode ser fatal, pois nesse momento o trader começa a agir de forma imprudente, aumentando cada vez mais seu lote, pois nada vai dar errado e nesse momento, uma única posição pode acabar com a sua conta.

Uma sequencia de posições perdedoras pode ser bastante prejudicial também, mas geralmente o trader vai tomar uma das duas decisões: parar de operar naquele dia ou se vingar do mercado. Depois de váris posições negativas, o trader pode "jogar a toalha" para aquele dia e simplesmente admitir que perdeu ou então, pode colocar as luvas novamente e ir pro ringue com o mercado. Das 2 situações, a melhor com certeza é dar-se por vencido e esperar para negociar outro dia com a cabeça fresca. Entrar no ringue com o mercado não é uma boa opção (nunca).

Outro problema é o efeito montanha-russa, onde um trader começa o mês positivo e quando é lá pelo dia 10, já tem 20% de lucro, mas o nosso amigo quer mais (greed is good) e então tomado pela euforia das posições vencedoras, começa a agir de forma imprudente, abandonando suas regras (nada pode dar errado) e começa a devolver todo seu lucro ao mercado e finalmente fecha o mês no negativo. Por mais simples que isso possa parecer, existem fatores de ordem psicológica por trás dessa performance. Segundo um dos clássicos da psicologia do "trading" Mark Douglas, em seu livro "Trading in the Zone", manter-se disciplinado depois de uma sequência de vários trades positivos é um dos grandes desafios de um trader.

O principal motivo pelo qual eu estabeleci um limite para minha lucratividade é que eu tenho conciência de meus limites. Já fiz 17% de lucro em um dia. Perdi 24% no outro. Essa não é a idéia do negócio. A idéia principal aqui é manter-se lucrativo ao longo do tempo. Não me interessa fazer 40% esse mês (que eu já fiz mais que isso) e depois perder tudo. Me interessa contruir minha conta passo a passo, com solidez e segurança.

Outro motivo é que estou satisfeito com 10-20% ao mês. Pode parecer pouco para muitos, mas para mim é suficiente. Até porque essa quantia me dá a tranquilidade de não precisar operar todos os dias. Esse é o motivo de estabelecer uma meta mensal e não meta diária. Se o mercado não me der oportunidade hoje, tudo bem, amanhã será outro dia. A coisa fica um pouco diferente quando você define 1% de lucro ao dia, pois se vê obrigado a negociar todos os dias(overtrading). Isso me leva a que eu não opero sob pressão e posso me dar o luxo de esperar somente pelas melhores oportunidades.

Outro motivo da minha decisão, é que eu negocio para viver e me aposentar cedo. Não vivo para negociar. Meu principal objetivo como trader é ter uma qualidade de vida que outro trabalho não me ofereceria e um dos pontos da minha qualidade de vida é que passar 12 horas na frente do computador é pouco saudável e super estressante.

E outro motivo é que a minha visão é de longo prazo. Se eu tivesse em mente me aposentar nos próximos 2 ou 3 anos, precisaria de muita grana para negociar ou uma altíssima rentabilidade. Como minha meta é para mais de 5 anos, não preciso de 50% ao mês, com 10% eu chego lá.

Finalizando: O principal motivo porque eu estabeleci limites para minha rentabilidade é o fator psicológico. Todos os dias o mercado oferece uma infinidade de oportunidades para que qualquer pessoa que possa abrir uma ordem faça um rio de dinheiro. Isso não quer dizer que o seu sistema de crenças e a sua formação psicológica sobre o dinheiro esteja preparada para isso. Muitas pessoas acreditam que entender sobre o mercado é o suficiente para ser lucrativo no longo prazo, mas na verdade esse não é o segredo.

Para esse post não ficar ainda maior, gostaria de dizer a você que o sucesso depende principalmente da forma como você vê o dinheiro, a formação e as idéias que seus pais plataram em sua cabeça sobre ganhar dinheiro, ser rico, dinheiro ser sujo, trabalho e honestidade relacionada a dinheiro. Enquanto você não souber o que está escrito no seu subconsciente sobre dinheiro (isso sim é uma tarefa difícil) é melhor limitar seus ganhos e crescer aos poucos.

Pra terminar: Eu não sou o melhor trader do mundo. Sou um trader em crescimento e expansão. Entendo bastante do mercado e da psicologia do "trading", mas ainda tenho minhas dificuldades e desafios sobre a minha própria personalidade que eu sei que afetam meu desempenho. De um modo geral estou feliz pois os 10% estão chegando na conta todos os meses.

Adoraria receber comentários e opiniões sobre o assunto.

Um grande abraço,

Dyogenes
Previous
Next Post »