A Caixa de ferramentas

Uma comparação: se você quiser ser um cirurgião, do que vai precisar? Vai precisar de um lugar para fazer suas cirurgias, de bisturis, aparelhos para esterilização de material cirurgico e várias outras ferramentas que são inerentes à profissão. Se você decidir ser um carpinteiro, vai precisar de martelo, serrote, pregos, formão, esquadro e etc. Se quiser ser um pedreiro, vai precisar de colher de pedreiro, pá, enxada, plumo, entre outros.

E para ser um trader, você vai precisar do que?

Ao contrário do que muitos brokers querem que você acredite, você vai precisar de mais que uma conexão à internet. Assim como em qualquer outra profissão, como um trader, você precisa ter sua caixa de ferramentas para desempenhar sua atividade. Eu costumo de chamar de caixa de ferramentas o aglomerado de tudo o que você precisa para operar. Algumas ferramentas serão físicas(como o seu pc, o teclado e etc) enquanto outras estarão apenas dentro da sua cabeça. Como um trader, a sua caixa de ferramentas deve ser composta por coisas tangíveis e intangíveis.

Dentro dessa caixa, deverão existir estratégias, conhecimentos, experiências, assim como indicadores, sistemas, softwares e estratégias para diferentes tipos de mercado. Quanto mais conhecimento, experiência e estudo adquirir, mais recheada vai estar sua caixa de ferramentas. Você precisa saber o que fazer com um mercado em tendência. Também precisa saber o que fazer quando o mercado está em range. Precisa saber onde colocar stops, takes, como usar o trailing, hedge, martingale. É bom ter conhecimento sobre vários indicadores. Em resumo, quanto mais coisas você tiver na sua "caixa de ferramentas", melhor. Lembrando que é importante ter ferramentas de origem técnica e também ferramentas de origem fundamental.

O grande erro que a maioria comete no começo(e muitos continuam cometendo ao longo do tempo) é que eles desconhecem a necessidade da existência dessa caixa de ferramentas. Eles simplesmente acham que podem sentar no computador e abrir ordens que o dinheiro virá: nada mais distante da verdade. Em seu livro, Trading in the Zone, Mark Douglas mostra porque muitas pessoas entram no mercado. Segundo Douglas, o principal motivo é que o mercado te oferece LIBERDADE, mais do que qualquer outro negócio no mundo. A liberdade de operar a hora que quiser, como quiser e do jeito que quiser.

Ao contrário de qualquer outra atividade, negociar não exige pré-requisitos. Exige apenas algumas informações e dinheiro na mão. Todos querem ser livres e todos buscam essa liberdade de expressão dentro do mercado. Além disso, por ser um mercado em que qualquer um pode entrar e sair, existem aqueles, que buscam no mercado uma forma de deixar o anonimato, tornarem-se ricos e reconhecidos por outros. Essas pessoas tendem a ignorar a necessidade de um trading plan, de um sistema, de uma rotina, de uma caixa de ferramentas. É exatamente essa imensa oportunidade de LIBERDADE que faz com que as pessoas sejam incapazes de ver que um trader consistente, precisa ter uma rotina. Aqueles que entram no mercado buscando essa liberdade máxima(de morar onde quiser, trabalhar quando, como e do jeito que quiser e ganhar muito dinheiro), ignoram a necessidade de uma rotina diária. Ignoram também a necessidade de regras. E esse é um dos principais erros daqueles que não fazem dinheiro dentro do mercado: pelo anseio pela liberdade, eles não aceitam submeter-se às regras e à rotina de um trading system.

Independente de qual seja seu motivo para estar dentro do mercado(seja por hobby, dinheiro, prazer ou a busca por essa liberdade), se quer realmente ganhar nesse jogo, você precisa ter rotina. Fazer as mesmas coisas todos os dias, uma e outra vez. Sim, você precisa tornar-se um experto naquilo que faz e isso se adquire com treino e repetição. Disciplina é ser capaz de repetir as mesmas coisas todo dia e manter-se em pé. Se você muda de trading system uma vez por semana, como vai saber o que deu certo? Então meu amigo, A ROTINA TE APROXIMA DA PERFEIÇÃO.
Previous
Next Post »