Análise semanal EUR/USD, GBP/USD, USD/CHF, USD/JPY

Olá pessoal. Hoje eu estou trazendo uma breve análise dos 4 principais pares do mercado(eur/usd, gbp/usd, usd/chf, usd/jpy) da perspectiva do gráfico Diário.

Isso é apenas uma análise dos pontos de interesse/decisão dessa semana e minha intenção é mostrar a você para que possa tomar cuidado nas zonas de Suporte ou Resistência. Essas análises não se caracterizam como sinal ou conselho de investimento financeiro. Lembre-se: você é o único responsável pelo seus resultados.

EUR/USD (DIÁRIO):


Do ponto de vista do gráfico diário, o Euro/Dólar está indeciso. Tem uma linha de tendência de alta e também uma linha de tendência de queda. Isso caracteriza uma formação de triângulo. Além disso, o preço encontrou resistência em 1.4500 e durante as 2 últimas semanas, tentou ultrapassar esse preço, mas não conseguiu.

Temos portanto uma importante resistência em 1.4500. O próximo ponto de resistência é 1.4700.
Caso o preço consiga romper 1.4500, é bem provável que ele suba até a próxima resistência em 1.4700.
Caso o preço não seja capaz de romper 1.4500, poderá retornar até a linha de tendência de alta, onde poderá encontrar suporte.

Minha opinião: Como meu pai sempre diz: Nesse caso eu não digo nem que sim, nem que não, mas pelo contrário. hehe. Bom, isso quer dizer que até que o mercado se decida pra onde ir, eu fico de fora. Se houver um rompimento da zona de 1.4500, entro comprado. Se o Euro enfraquecer ou o Dólar se fortalecer (o preço no gráfico cair), eu entro vendendo Euros...de momento, estou de fora.

GBP/USD (DIÁRIO):



Na sexta-feira (26/08) o GU "fez de conta" que ia romper uma linha de tendência de alta. Quem entrou vendido no falso rompimento...bom, já sabem. Depois do "faz de conta", o GU subiu e fechou em alta expressiva, mostrando que respeitou de fato a linha de tendência de alta.

Além disso, nós temos uma formação de OMBRO-CABEÇA-OMBRO no GU (muito feia, por sinal). Além disso, o preço bateu em 76.4% das retrações de Fibonacci antes de subir (o GU ama o 76.4 da Fibo). Tudo está indicando que uma possível alta pro GU essa semana.

Minha opinião: Particularmente não sou muito fã de negociar períodos como o Diário. Gosto mais de M30, H1 e H4. Por isso vou esperar uma tendência de alta se definir em M30 ou H1 para então procurar meu ponto de entrada. Minha idéia pra esse par, com certeza é compra, mas até que se forme uma tendência nesses períodos mais curtos, estou de fora.

USD/CHF (DIÁRIO):



Uma linda tendência de queda no gráfico diário. Linha de tendência de queda, um antigo suporte que tá segurando o preço, a zona das SMA 30 e 50 e uma divergência de continuação da tendência de queda. Tudo parece perfeito pra vender. O problema? Bom...o USD/CHF nunca esteve nessa zona de preço e portanto podemos estar no fundo do poço...ou talvez não.

Outro ponto importante que tá me deixando meio receoso de vender o USD/CHF é que 3 semanas atrás, no gráfico semanal apareceu um pinbar perfeito. Pra piorar, o candle desse mês de agosto, é um pinbar perfeito também. Sabe que mais? Estamos no dia 29 e o mês acaba quarta-feira, portanto eu acho que não dá mais tempo desse pinbar no gráfico mensal ser invalidado.

Minha opinião: Apesar da tendência no gráfico diário ser de queda, as evidências nos gráficos semanal e mensal podem estar apontando o fim dessa tendência. Eu estou de fora do USD/CHF e vou ficar de fora até ele se decidir pra que lado ir. Particularmente, isso tá me cheirando uma inversão de tendência, mas como ninguém consegue prever o que vai acontecer no mercado, a minha posição por enquanto é neutra. Quando o mercado se decidir, eu pulo dentro do barco.

USD/JPY (DIÁRIO):



O USD/JPY tá bem mornão nesses últimos dias. Sem direção nenhuma. Faz uns 20 dias que o mercado não sai do lugar, com quase todos os dias sendo spinning tops. A tendência é de queda, mas esse range no USD/JPY está exatamente na zona de suporte importante que o preço testou na época do desastre natural que afetou o Japão esse ano.

Minha opinião: Vou ficar completamente de fora do USD/JPY até ele romper o Suporte ou a Resistência do range. Minha preferência é de compra, principalmente por causa do Suporte gigantesco que existe no gráfico diário.

Resumindo: Eu não gosto muito do gráfico diário para negociar, mas presto especial atenção aos níveis de Suporte/Resistência, pois são pontos de decisão. No caso do EUR/USD, USD/CHF e USD/JPY, estou esperando o mercado se decidir. No caso do GBP/USD, estou esperando que a oportunidade se apresente em uma tendência de alta em períodos menores como M30 ou H1.

Minha sugestão pra você é que marque esses pontos importantes em seu gráfico e caso decida negociar algum desses pares, lembre-se desses níveis.

Bons trades e boa semana.
Previous
Next Post »