Compra no EUR/JPY.

Olá a todos. Bom, hoje de manhã identifiquei várias tendências entre elas, essa trend de alta no Eur/Jpy. Esse é um dos meus pares favoritos. Básicamente gosto de todos os pares X/Jpy.
Bom, eu cometí vários erros nesse trade o que acabou gerando um prejuízo e um prejuízo maior do que previsto anteriormente.

1º erro: A tendência estava estabelecida em H4, mas o preço tocou e atravessou a zona de S/R dinamicos com muito volume (repare no tamanho das barras vermelhas de sexta-feira). Isso é um sinal de fraqueza da trend, sinal de que os BEARS (força vendedora) estão crescendo em número e força. Além disso, houve o fechamento de 5 barras abaixo da SMA 50 (a SMA 50 é o coração desse sistema e quando muitas barras fecham do lado oposto da SMA 50, isso mostra que a tendência, pelo menos de momento está em perigo). Eu não prestei atenção nesse detalhe.



2º erro: Um dos meus requisitos para definir uma tendência confiável é que as 3 SMA estejam apontando na mesma direção e é o que já não estava acontecendo. As SMA de 50 e 100 estavam apontando pra cima mas a SMA 30 estava apontando para baixo e já não estavam paralelas entre sí e também não prestei atenção nisso.

3º e maior erro é que eu definí meu stop inicial e quando o mercado foi se movimento na direção contrária à minha posição, comecei a ficar apreensivo e acabei mudando meu stop, arriscando assim, mais do que meus 2% padrão por trade. Esse com certeza foi o pior erro: abandonar minhas regras de gerenciamento de risco. Meu stop inicial estava determinado para 100 dólares de risco. Após mover meu stop alguns pips mais para baixo, meu risco total nesse trade foi de 137,09 dólares.

Aqui a trend em H4 na hora da abertura da posição:



Aqui o Setup, mostrando a quebra da tendência que ia contra a tendência principal, o pullback e a continuação. O Setup em sí foi válido, mostrando uma entrada clara. O problema aí foi a própria tendência em sí, que de momento (de momento...) está ameaçada:



E aqui uma imagem de uma tendência que estava acontecendo em M15 na mesma hora. Isso me deu mais confiança ainda nessa compra:



Par: EUR/JPY
Tipo: BUY
Preço: 112.682
Stop: 112.31 (modificado durante o trade).
Take Profit: 113.18 (5 pips antes do número redondo 1.61)
Risco: 37,2 pips - 2,74% da conta - 137,09 dólares.
Recompensa: 49,8 pips - 3,64% da conta - 182,26 dólares
Risco/Recompensa: 1,32 (para cada pip que eu arrisco, ganho 1,32 pips de retorno).
Ganho/Perda: -37,2 pips / -137,09 dólares
Balanço atual da conta: 5.011,28 dólares.

A relação risco/recompensa desse trade está baixíssima, principalmente por eu ter movido meu stop em alguns pips. Apesar de ter perdido hoje, minha conta ainda se encontra com um lucro de 11,28 dólares devido à que meu ganho de ontem superou minha perda de hoje(estaria mais, mas como o MT4Live.com não estava funcionando, eu abri um trade de teste, que fechei com -5 pips).

Esse par pode voltar a subir, assim como pode inverter e continuar caindo. Eu não sei. Minha atitude diante do mercado é apenas de reação, nunca ação. Eu analiso a informação que o mercado me dá, julgo se é bom ou não pra mim e entro ou simplesmente cancelo tudo. Uma vez em uma ordem, eu procuro gerenciá-la como eu acho correto. Portanto não sou o dono da verdade (nem quero ser), nem meu sistema é o melhor do mundo. O EUR/JPY pode voltar a subir, mas segundo as minhas definições, não era uma hora boa pra entrar e mesmo assim eu acabei entrando (por falta de disciplina e tranquilidade na hora de analisar). Ta aí mais uma coisa que preciso controlar: a habilidade de ficar fora do mercado.

O grande segredo do Forex e é onde muita gente perde dinheiro, é o gerenciamento de risco. Um exemplo, se para cada dólar que você arriscar, estiver com objetivo de ganhar 2 dólares e tiver apenas 50% de acerto, ainda vai fazer dinheiro a longo prazo. O segredo não é tentar se aposentar em um dia, mas ir se aposentando um pouquinho cada dia.

Se você fizer 100 trades. Ganhar em 50 trades e perder em 50 trades. Mas você arriscou 100 dólares em cada trade, então você perdeu 100 dólares x 50 trades = 5000 dólares de perda. Mas em cada trade que você ganhou, você obteve um lucro de 200 dólares. Então 200 dólares x 50 trades = 10000
10000 dólares ganhos em 50 trades - 5000 dólares perdidos em 50 trades = 5000 dólares de lucro. Se tiver certo apenas 50% do tempo e tiver uma relação de 2:1 em seus trades, ainda sai no lucro.

Conclusões finais: O objetivo desse blog é que eu possa melhorar a qualidade dos meus trades e crescer profissionalmente como um trader. Com certeza essa ferramenta está me ajudando bastante. Mostrando e reconhecendo meus erros aqui, me ajudarão a não cometê-los novamente. Diante disso, devo afirmar que estou desapontado com meu resultado hoje. Eu sabia exatamente o que fazer e o que não fazer, mas por alguma razão (medo de deixar o trade passar? ansiedade? pressa? muita confiança?) eu não fiz. Resultado: uma perda. Uma única perda não vai quebrar minha conta, mas a questão não é somente dinheiro e sim agir com disciplina, compromisso, seriedade e responsabilidade sempre e é nesse aspecto que estou falhando.

Obrigado pra quem me lê (se é que alguém lê.rsrsrs) e até mais.
Previous
Next Post »