Reflexão sobre Risco/Recompensa.

Desde que comecei a postar meus trades no blog, sempre procurei seguir o conceito de que preciso arriscar 1 pip para ganhar 2. Esse conceito, com certeza é válido e de vital importância. Se você tiver apenas 40% de acertos em seus trades mas tiver uma relação de risco/recompensa de 2 (1 pip de risco para 2 pips de recompensa), no longo prazo, você será lucrativo. A minha idéia era seguir isso à risca...não segui. Resultado, depois de 8 setups e 11 trades minha conta está praticamente no Breakeven (8,49 dólares de lucro no momento). Analisando profundamente meus trades, entradas e principalmente saídas, ví que caso eu tivesse seguido a regra de 2 de recompensa para cada pip de risco eu teria:

42,86% de meus trades com lucro
57,14% de meus trades com prejuízo

quantidade de wins: 3
quantidade de loss: 4

Gbp/Usd = +4%
Eur/Jpy = -2%
Nzd/Usd = -2%
Usd/Chf = +4%
Eur/Jpy = -2%
Eur/Usd = +4%
Eur/Gbp = -2%
Aud/Cad ainda estaria aberto, portanto não contabilizei nem ganho nem perda.

Seguir essa regra seria abrir o trade e deixar que batesse ou no stop ou no take, sem mover absolutamente mais nada. Isso significaria ver alguns trades positivos tornarem-se negativos às vezes.

RESULTADO: Desde a abertura do blog, teria um lucro real de +4%(pouco mais de 1 semana)

Caso tivesse seguido a regra de 1 pip de recompensa para cada pip de risco, teria:

57,14% de meus trades com lucro
42,86% de meus trades com prejuízo

quantidade de wins: 4
quantidade de loss: 3

Gbp/Usd = +2%
Eur/Jpy = -2%
Nzd/Usd = +2%
Usd/Chf = +2%
Eur/Jpy = -2%
Eur/Usd = +2%
Eur/Gbp = -2%
Aud/Cad ainda estaria aberto, portanto não contabilizei nem ganho nem perda.

Seguir essa regra seria estabelecer 1:1 e portanto, deveria ter mais de 50% de acerto em meus trades para ser lucrativo no longo prazo. Isso significa que deveria estar certo mais vezes em minhas análises. Isso com certeza é algo que todos queremos, mas não é tão fácil de se alcançar.

RESULTADO: Desde a abertura do blog, teria um lucro real de +2%(pouco mais de 1 semana)

COMPARAÇÃO - Analisando meus trades sob a perspectiva do método de 2:1, ví que teria acertado 3 de 7 trades e teria um lucro de +4%. A mesma análise com o método de 1:1 me daria 4 acertos de 7 trades e lucro de +2%.
CONCLUSÃO - apesar de ter acertado menos, o método de 2:1 teria me dado o dobro de dinheiro que o método 1:1.

O que eu venho fazendo: Tenho aberto meus trades com o máximo cuidado, prestando bastante atenção aos Suportes/Resistência e seguindo as tendências, mas sinto que tenho adotado uma política de saída pouco eficiente. Quando abro um trade geralmente fecho metade da minha posição na mesma quantidade de pips que estou arriscando inicialmente e movo o stop da porção restante para o Breakeven, ou seja, se arrisco 100 pips a 1 dólar por pip, e fecho 50% de minha posição com 100 pips isso seria:

100 pips x 1,0 dólar = 100 dólares de risco
100 pips x 0,5 dólar = 50 dólares de lucro no 1º take (fechar metade da posição na mesma quantidade de pips que estou arriscando e depois mover o stop para o BE)
Isso me dá uma relação negativa de risco/recompensa para a primeira porção do trade. O que geralmente tem acontecido é que após o mercado se mover vários pips na direção da minha posição, geralmente o mercado já está sobrecomprado/sobrevendido e acaba retornando e batendo no meu stop no Breakeven. Resultado, tenho fechado trades positivos com 1% de lucro e trades negativos com 2% de prejuízo. Seguindo esse método de saída, tive:

66% de acertos em meus trades
8,49 dólares de lucro
0,17% de lucro(puta merda)

Na teoria, deveria ter usado a relação 2 para 1, mas na prática isso não foi possível com o fechamento parcial dos meus trades. Sendo assim, estou modificando meu método de saída para 2:1 de recompensa/risco. O maior desafio desse método é ver alguns trades positivos tornarem-se negativos.

Estou feliz de ter criado o blog e estar postando meus trades. Isso está me permitindo uma análise profunda de meus trades e de mim mesmo. Agora consigo visualizar meus erros e pontos onde preciso melhorar. Para essa semana meu objetivo é seguir estritamente a regra de 2:1 e não abrir nenhum trade emocional(como o caso dos 2 trades no Eur/Jpy).

Até mais.
Previous
Next Post »